Brasil sediará o Pan American Canoe Polo Championships 2019
14/08/2019 14:10 em Esporte

14.08.2019

 

Da redação

 

 

O PAN AMERICAN CANOE POLO CHAMPIONSHIPS 2019 é do Brasil e ocorrerá na cidade de São Miguel Arcanjo, interior de São Paulo.

 

Após uma campanha positiva da Canoagem nos Jogos Pan-americanos de Lima, no Peru, e para a felicidade daqueles que praticam e lutam pelo desenvolvimento da modalidade esportiva Caiaque Polo no país, a notícia tão esperada chegou. Entre os dias 21 e 24 de novembro o Brasil será a sede do Pan American Canoe Polo Championships 2019, na cidade de São Miguel Arcanjo, interior de São Paulo.

No início de maio, após suspenção da competição que seria realizada em Boston, nos Estados Unidos, a COPAC – Confederación Panamericana de Canoas abriu novas opções de sedes para a realização do Pan Americano, onde o Brasil (São Miguel Arcanjo), o Canadá e os USA (Austin/Texas), entraram na disputa para sediar o maior evento das Américas na modalidade Caiaque Polo, sendo, por fim, o projeto do Brasil selecionado.

O PAN AMERICAN CANOE POLO CHAMPIONSHIPS 2019 é o maior e o mais importante evento da américa latina na modalidade Caiaque Polo e que trata da vaga para o World Championships Canoe Polo que ocorrerá em 2020, na cidade de Roma/Itália.

 

 

O Brasil é o atual Campeão Pan-americano, possuindo 6 títulos na modalidade e vem registrando, nos últimos 3 anos, um histórico positivo na canoagem Caiaque Polo, com a realização de grandes eventos em cidades que ainda não a conheciam e que hoje vem se consolidando na modalidade. O maior exemplo é a cidade de São Miguel Arcanjo, localizada no interior paulista, que hoje é destaque, tendo já realizado desde 2017 os principais eventos do Caiaque Polo como, a Seletiva Nacional para o Pan-americano da Argentina em 2017, o Campeonato Brasileiro de Canoagem Caiaque Polo e a Seletiva Nacional para o World Championships Canoe Polo de Welland – Canadá, em 2018 e a Copa do Brasil em 2019.

 

Crédito: Júnior Castilho

 

Desde quando assumiu a gestão do Comitê de Caiaque Polo da CBCa, Guilherme Galvão vem desenvolvendo uma agenda positiva junto à seleção, o qual hoje possui uma delegação completa de profissionais para dar suporte aos atletas, tais como: fisioterapeutas, nutricionista, fotógrafo, agência de publicidade e assessoria de comunicação.

Outras ações como a captação de novos atletas através de seletivas nos estados polos (São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Tocantins), a formação e capacitação da seleção de base, além da implantação de escolinhas em outros estados do país em parceria com o poder público e empresas privadas locais, tem favorecido o crescimento do esporte no país.

E dando continuidade pela busca do desenvolvimento de performance dos atletas, em setembro, o Comitê de Caiaque Polo da CBCa dará início a um trabalho inédito junto a Seleção Brasileira, com a realização de testes físicos com fisiologistas da USP, de Ribeirão Preto, para avaliação do corpo de atletas e onde também estarão presentes os demais componentes da delegação, como fisioterapeutas e nutricionista.

O Comitê de Caiaque Polo da CBCa vem trabalhando já há alguns meses na busca de apoios junto ao poder público e privado para a realização do maior evento da América Latina da modalidade no estado de São Paulo, tendo o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo do Município de São Miguel Arcanjo, para que, além de realizar o melhor Pan da história, busca movimentar o trade turístico local, já que apresenta um grande potencial para a prática do esporte por possuir lagoas, rios e represas perfeitas para a prática da modalidade, assim como, para o fomento e o desenvolvimento da Canoagem Caiaque Polo para outras regiões do país.

 

Crédito: Eigi Wasaki

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE