MolokaBRA, exemplo de inclusão social através do esporte
23/08/2019 19:49 em Esporte

23.08.2019

 

Da redação

 

Falta menos de uma semana para começar a grande aventura!

 

Considerado o maior downwind do Brasil e um dos principais eventos esportivos e turístico do Ceará, o MolokaBRA ocorrerá entre os dias 29 de Agosto a 1 de Setembro, atraindo dezenas de atletas e amantes do esporte de vários partes do país.

Além de ter um forte apelo em prol da educação ambiental e do turismo de aventura, o evento tem como destaque a inclusão social e a integração de portadores de deficiência no esporte.

De acordo com o regulamento da competição, a categoria PDC foi aberta para a prova do MolokaBRA, com o trajeto de 5 km, que ocorrerá no dia 30 de agosto. Segundo a organização, haverá oito paratletas participando em 3 modalidades, dentre os quais, cinco deles participam de dois projetos sociais locais, como o Projeto Remar e o ParaVA´A.

O Projeto Remar é uma entidade de caráter social, sem fins lucrativos, fruto da ideia de dois entusiastas do esporte e que visa a inclusão de pessoas com limitações motoras, mentais, visuais, físicas ou auditivas, na prática de esportes de aventura aquática, estabelecendo o contato com a natureza e o meio ambiente. O Remar já ocorre há 6 anos em Fortaleza e vem desenvolvendo um trabalho significativo, tendo como resultado a formação de atletas de alta performance, como Maikim Silva e Eliel Simões na modalidade Caiaque e Elione Sousa na modalidade Canoa Havaiana OC2. 

 

Maikim Silva, paratleta de Stand Up Paddle | Crédito: Divulgação

 

Eliel Simões, paratleta de Stand Up Paddle | Crédito: Divulgação

 

Elione Sousa, paratleta de Stand Up Paddle e Canoa Havaiana | Crédito: Divulgação

 

Outro projeto presente no MolokaBRA e que contará com a participação dos atletas cearenses, Wercley Carneiro, Raimundo Soares e Francisco Joseli na modalidade Stand Up Paddle é o ParaVA´A.

Coordenado pela Escola Kayakeria, o projeto vem desenvolvendo um belo trabalho de inclusão social através do esporte desde 2016, com passeios de Canoa V6, caiaque e Standup para pessoas com algum tipo de deficiência, além de aulas técnicas e práticas do VA'A para os PCDs que se interessem em competir buscando o alto rendimento.

 

Wercley Carneiro, paratleta de Stand Up Paddle e Canoa | Crédito: Divulgação

 

Ainda na categoria PCD, o experiente paratleta Miguel Nobre, ex-presidente da ASUPCE, campeão cearense master de Stand Up Paddle e competidor de alta performance e o paulista Daniel Bueno, campeão sul-americano, vice-campeão brasileiro e campeão paulista de Paracanoagem Oceânica, na modalidade Surfski, incentivam a participação de outras pessoas que possuem alguma limitação motora para a prática do esporte.

 

Miguel Nobre, paratleta de Stand Up Paddle | Crédito: Divulgação

 

Daniel Bueno, paratleta de Surfski | Crédito: Divulgação

 

Alguns nomes de destaques nacional nas respectivas modalidades esportivas e nomeados embaixadores do evento como, Luiz Guida “Animal” (SP) e Paulo Vasco (CE), no Stand Up Paddle, Dave Macknight (RJ) e Creusa Checone (CE) na Canoa Havaiana, Bruno Machado (BA) e José Filho (CE) no Surfski, vem reafirmar a importância do MolokaBRA no segmento esportivo e fortalecê-lo para que seja inserido no calendário oficial das confede rações brasileiras.

O MolokaBRA é promovido pela Associação de Stand Up Paddle do Ceará (ASUPCE), fará parte da programação de World Beach Sports Brazil (WBS) e contará com as modalidades de Stand Up Paddle, Canoa Havaiana, Surfski, Paddleboard e Kitesurf, sendo dividido em três provas: a 1ª com percurso 5 km, partindo da enseada do Mucuripe, em Fortaleza (Ce); a 2ª prova, de 15km, será de Fortaleza à Praia de Iparana, em Caucaia e 3ª prova, com percurso de 30km, partindo de Fortaleza com destino à Praia do Cumbuco, em Caucaia.

 

A Sport Web Brasil é parceira do MolokaBRA, divulgando e realizando a cobertura do evento.

Para maiores informações sobre programação, acesse o site www.molokabra.com.br 

 

Instagram: @molokabra

 

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE